O ciclista poveiro Lucas Lopes alcançou-se ao alcançar o 8.º lugar no Europeu de Ciclismo na categoria de sub-23, as provas decorreram entre o dia 1 e 5 de outubro na França, em Drôme-Ardèche.
A prova, com partida e chegada em Guilherand-Granges, contou com um percurso de 121,1 km e reuniu os melhores jovens ciclistas do continente. Lucas Lopes destacou-se ao integrar o grupo que disputou os lugares cimeiros, terminando a prova a apenas 46 segundos do vencedor, o belga Jarno Widar.
O poveiro foi o melhor português na prova que contou com mais cinco atletas: Daniel Moreira (24.º), Duarte Domingues (36.º), Gabriel Baptista (62.º), Rafael Barbas e Daniel Lima, que não concluíram a corrida.
Num ano cheio de bons momentos, este resultado representa uma evolução significativa face à sua prestação no Campeonato do Mundo, onde havia terminado na 12.ª posição.
Na prova feminina, a vilacondense Raquel Queiróz não foi além da 37.ª posição, terminando as 12.17 min da vencedora da prova Demi Vollering.