‘Mães’ do Instituto Maria da Paz Varzim partilham testemunhos com crianças (fotos)

0
1823

Joana Rocha e Maria de Fátima Martins foram as convidadas da mais recente sessão da rubrica mensal ‘Venha Partilhar Connosco’, do Instituto Maria da Paz Varzim. No mês das Mães, as também ‘mães’ do Instituto foram falar com as crianças sobre o papel do voluntariado e da ajuda altruísta.

Fátima diz que “quando disseram que era sobre a mãe, eu pensei logo em falar sobre as mães que passaram por aqui e que muitas vezes não são lembradas. E também falar-lhes sobre a minha mãe, que para mim é o maior exemplo de mãe – e talvez eles, ouvindo um bocadinho esta realidade, percebam que, com muito pouco, podemos ser muito felizes”.

Nesse sentido, Fátima lembra a própria Joana, que “não é mãe, mas é mãe deles todos e de muitos outros que lhe aparecem”, e pessoas como Laurinda Poças, “que foi toda a vida mãe de muitas crianças. Se alguém lhe dissesse que naquela ilha havia alguém que precisava, ela ia e trazia-os para o Grupo Sócio-Caritativo”, e também a “Dona Ju, que também foi fundadora”.

“Penso que ainda estou a ver o panelão a ferver e o padre Fonte a pedir ajuda para o levar. A Dona Ju fez muito, muito. Nunca trabalhou a ganhar dinheiro, mas tinha umas mãos de ouro, e dizia que ficava tão feliz em ver e fazer as pessoas felizes que não precisava do dinheiro para nada”, recorda Fátima.

Este texto faz parte de um artigo publicado esta semana no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição digital (PDF).