Mais de 330 jovens no Crisma realizado na igreja do Senhor dos Navegantes

0
2770

No passado domingo, 337 jovens de várias paróquias do arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, receberam o Crisma, durante uma eucarística presidida pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, que teve consigo na administração deste sacramento, os cónegos Luís Figueiredo Rodrigues e Mário Martins Rodrigues, além de vários sacerdotes dos dois concelhos.

Na cerimónia, que encheu a Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes, em Caxinas, Vila do Conde, foi recebido pelos jovens o Sacramento da Confirmação. “Confirmação porque confirma o Batismo e reforça a sua graça; assim também “Crisma” porque recebemos o Espírito mediante a unção com o “crisma” – óleo consagrado pelo Bispo – termo que remete a “Cristo”, o Ungido pelo Espírito”, diz o Papa Francisco.

Renascer para a vida divina no Batismo é o primeiro passo, explica o Papa, depois é preciso se comportar como filhos de Deus, ou seja, conformar-se ao Cristo que atua na santa Igreja.

“Sem a força do Espírito Santo não podemos fazer nada. Assim como toda a vida de Jesus foi animada pelo Espírito, assim também a vida da Igreja e de cada seu membro está sob a guia do mesmo Espírito.”

“Todos nós temos o Espírito dentro, o Espírito está no nosso coração, na nossa alma. E o Espírito nos guia para que nos tornemos sal e luz na medida certa aos homens. O testemunho cristão consiste em fazer somente e tudo aquilo que o Espírito de Cristo nos pede, concedendo-nos a graça de o realizar”, sublinha o atual Chefe de Estado da Cidade Estado do Vaticano.