Mais de 40 filmes competem na 31ª edição do Curtas de Vila do Conde

0
1098

O programa da 31ª edição do Curtas de Vila de Conde já está fechado e pronto a arrancar. A data de início está marcada para 8 de julho – até 16 do mesmo mês, o festival volta a colocar lado a lado novos trabalhos de autores consagrados e de talentos emergentes do cinema mundial.

Dos veteranos, destaque para as obras de Lucrecia Martel, Carla Simón, Antonin Peretjatko, Jean-Gabriel Périot e a dupla Benjamin de Burca e Bárbara Wagner. Do lado dos novos autores, vai ser possível descobrir a obra de Sarah-Anais Desbenoit, Morad Mostafa, Julia Kowalski, Zhang Dalei, Lucas Malbrun, Francesco Sossai e Irati Gorostidi Agirretxe.

No plano nacional, vão passar por Vila do Conde trabalhos de António Pinhão Botelho, Basil da Cunha, David Ferreira, Dimitri Mihajlovic & Miguel Lima, Diogo Baldaia, Duarte Coimbra, Francisco Carvalho, Inês Teixeira, Mário Macedo & Vanja Vascarac, Marta Monteiro, Mónica Lima, Nuno Amorim, Pedro Bastos, Pedro Neves, Susana Abreu e Tomás Baltazar.

A seleção das competições internacional e nacional integra um total de 45 filmes. O programa inclui ainda uma secção especial de cinema e oficinas dedicadas ao público infanto-juvenil e familiar (Curtinhas), assim como a competição de cinema de escola (Take One) e o Prémio do Público Europeu.

Na edição deste ano, destaque também para a secção New Voices, que integra um olhar sobre as obras do português João Gonzalez — com uma carte blanche que integra filmes seus, algumas escolhas e a exposição Ice Merchants: do Sub-Consciente ao Ecrã — da espanhola Estibaliz Urresola Solaguren e do coletivo de media de guerrilha pseudo-marxista, Total Refusal.

O programa completo do 31º Curtas pode ser consultado aqui.