A Câmara Municipal de Vila do Conde revelou, nesta quarta-feira, todos os eventos e iniciativas programados para a quadra natalícia, no município. Estão previstas mais de 60 ações em 38 dias – a programação inicia a 30 de novembro e termina no dia 6 de janeiro.
O presidente da Câmara, Vítor Costa, defende que a programação “é um investimento equilibrado, forte e que temos vindo a aumentar”, e que “não tenho dúvidas que é uma aposta ganha e que é para continuar”.
O investimento total ronda os 350 mil euros, adiantou, sendo que o valor das iluminações foi cerca de 190 mil euros. Sobre o valor total, afirmou que “estamos a falar de 0,4% do orçamento municipal, e por isso gostaria que fosse mais do que isso. Havemos um dia de conseguir fazê-lo, porque de facto o retorno económico é muitíssimo superior”.
Segundo o autarca, tendo por base “estudos de impacto económico feitos noutros municípios”, “o retorno é sempre no mínimo 10-15 vezes superior ao investimento-base da programação. Mas este número é sempre empírico”.
As festividades arrancam com um espetáculo de drones e a chegada do Pai Natal, no Cais da Alfândega. Segue-se a ligação das iluminações decorativas – que abrangem mais ruas neste ano, num total de 50 pontos – e uma parada de Natal, ainda no dia 30. A árvore de Natal estará instalada na Alameda dos Descobrimentos.
No mesmo dia, abrem os dois mercadinhos de Natal, à semelhança do passado, um no Jardim Júlio Graça e outro junto à Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes, nas Caxinas. Entre os dois locais e o metro, irá circular, aos fins de semana, um comboio turístico, para facilitar as deslocações.
Para além disso, há concertos em todas as freguesias, animação de rua aos fins de semana, oficinas para os mais novos durante as férias escolares, e o cortejo de tratores, entre outros. A passagem de ano vai ser numa tenda aquecida na Praça da República, entre as 22h30 e as 3 horas. A programação termina a 11 de janeiro, com os Cantares de Janeiras.