Começou este sábado, às 10h, a época balnear na Póvoa de Varzim e Vila do Conde, que se prolonga até 14 de setembro. Na cerimónia de abertura, realizada na Marina da Póvoa, a associação ‘Os Golfinhos’ apresentou os meios humanos e técnicos para a vigilância das praias nos dois concelhos.
Diariamente em atividade durante três meses, vão estar 93 nadadores-salvadores e 8 meios móveis. O momento foi aproveitado para destacar os números, entre os quais, 43 salvamentos em 2024 (16 na Póvoa de Varzim e 27 em Vila do Conde) e já em 2025, fora da época balnear, de 16 salvamentos (12 na Póvoa de Varzim e 4 em Vila do Conde).
Para ‘Os Golfinhos’, o momento de “homenagem ao trabalho incansável e muitas vezes invisível do nadador-salvador, cuja vigilância, preparação e sentido de missão fazem toda a diferença na prevenção de acidentes e na proteção de vidas humanas”, disse Carlos Ferreira, presidente da associação.
Ao momento associaram-se autarcas e comandante dos portos das duas cidades, que enalteceram o trabalho da associação e o trabalho da prevenção. Salientado por todos o projeto que a associação tem com as duas autarquias, para a vigilância durante todo o ano, e que já permitiu salvar vidas. No final, de uma forma simbólica foram hasteadas as bandeiras, incluindo a Bandeira Azul, na praia poveira, junto ao molhe norte do porto de Mar. Reportagem alargada na edição de 18 de junho.