Mau tempo: Bombeiros da Póvoa já receberam mais de 20 pedidos de ajuda (fotos e vídeos)

0
8740

Só nesta sexta-feira, a corporação de Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim já recebeu mais de duas dezenas de pedidos de ajuda para escoamentos de água, devido ao mau tempo. A chuva forte e persistente levou até a que três carros ficassem ‘presos’ na água e tivessem de ser retirados da rotunda de S. Pedro de Rates.

De acordo com o comandante dos Bombeiros da Póvoa, Joaquim Moreira, os mais de 20 pedidos recebidos pela corporação não correspondem ao volume total de pedidos de ajuda, visto que a Proteção Civil também tem recebido vários telefonemas. “De momento, estamos com quatro equipas na rua a fazer escoamentos de água e também anda a Proteção Civil a prestar a mesma ação”, adiantou.

A grande concentração das ocorrências surgiu na cidade da Póvoa de Varzim. Espaços como a Praça do Almada estão inundados devido à pluviosidade, que entrou também por várias casas e estabelecimentos da cidade.

O comandante Joaquim Moreira alerta, no entanto, que a chuva forte deve continuar a cair pelo menos até ao final do dia, pelo que a corporação vai-se manter atenta aos pedidos de ajuda. “Não será nada agradável certamente”, admite.

O distrito do Porto esteve, nesta sexta-feira, sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) até às 15h, devido à “precipitação por vezes forte e persistente, que pode ser acompanhada de trovoada”. A partir das 15h e até às 18h de amanhã, sábado, o aviso passa a amarelo.

A Praça do Almada, a estrada nacional 13, entre a cidade e a vila de Aver-o-Mar, várias ruas da zona sul e norte da Póvoa de Varzim ficaram alagadas durante a manhã desta sexta-feira, devido às chuvas intensas.

Foi o caso da rua Gomes de Amorim, onde algumas viaturas ficaram retidas na água, pelo que foi necessária a ajuda da Polícia Municipal, que rebocou os carros.

Pelas redes sociais circulam fotos e vídeos das estradas e locais da Póvoa de Varzim que têm sido fustigados pelas fortes chuvas que continuam durante o dia de hoje.

Após contactos estabelecidos com as autoridades, foi apurado que o mau tempo causou prejuízos materiais, não sendo registado ferimentos em pessoas.