Mau tempo: Póvoa e Vila foram dos concelhos com mais ocorrências durante a noite

0
2327

A Póvoa de Varzim e Vila do Conde foram dos concelhos que registaram mais ocorrências devido ao mau tempo durante a madrugada desta quarta-feira, de acordo com Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) do Porto.

Em declarações à agência Lusa, o CDOS adiantou que a chuva e o vento, que deixaram os distritos do Porto e Braga sob aviso vermelho até às 9h, provocaram mais de duas dezenas de ocorrências no distrito do Porto, a maioria quedas de árvores. Registaram-se também “várias inundações da via pública, quedas de estruturas e movimentos de terra”.

O CDOS informa ainda que a maioria das ocorrências foram registadas no Porto, Vila Nova de Gaia, Póvoa de Varzim, Matosinhos e Vila do Conde, num total de 15 pedidos de ajuda, mas “nenhuma das ocorrências provocou danos maiores” e “nalgumas situações nem foi necessário enviar meios”.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu aviso amarelo para o distrito do Porto, aviso esse que vigora periodicamente até sexta-feira. Das 10h45 até às 21h de hoje, vigora o alerta amarelo para “precipitação, por vezes forte e que poderá ser acompanhada de trovoada e rajadas”.

Das 3h da madrugada de amanhã, quinta-feira, até às 3h de sexta-feira, vigora aviso amarelo devido a “ondas de oeste/sudoeste com 4 a 5 metros, passando gradualmente a ondas de oeste/noroeste”. Já das 9h até às 18h de amanhã, aviso amarelo para “precipitação por vezes forte” e, das 6h às 15h, aviso amarelo devido ao “vento de sul temporariamente forte, com rajadas até 80 km/h”.

Estas condições meteorológicas devem-se à depressão Armand, cujos efeitos devem persistir pelo menos até dia 22, diz o IPMA. Prevê-se “vento por vezes forte do quadrante sul, transportando uma massa de ar tropical muito húmida”, com ocorrência de “precipitação por vezes forte e persistente, e vento forte no litoral e terras altas nos dias 19 e 20, com rajadas nos períodos de maior instabilidade, podendo atingir 95 km/h no litoral Norte e terras altas”.

“Espera-se também um aumento significativo da agitação marítima a partir do fim da tarde do dia 20, com ondas de sudoeste até 5 metros durante o dia 20, quinta-feira”, avança o IPMA.