Médico da Póvoa participa em encontros científicos internacionais

0
133

O médico oftalmologista Dr. Miguel Sousa Neves marcou presença, no passado mês de setembro, nos trabalhos da Sociedade Europeia de Cirurgiões de Catarata e Refrativa, realizados em Copenhaga. Mais recentemente, participou numa reunião restrita dedicada à atualização de conhecimentos sobre lentes intraoculares para correção de miopia e astigmatismo.

Durante o congresso europeu, que decorreu ao longo de três dias, foram analisados os resultados das cirurgias de catarata e das intervenções destinadas a melhorar a função visual de pacientes que dependem de óculos ou lentes de contacto. As sessões permitiram ainda comparar os efeitos visuais obtidos com diferentes tipos de lentes implantadas no olho, utilizadas nestas cirurgias.

Na reunião especializada, realizada por convite, foi debatida a utilização de lentes ICL — uma solução cada vez mais adotada para correção de miopias elevadas e astigmatismo. Os dados apresentados confirmam que estas lentes são atualmente as mais utilizadas nestes casos, com um grau de risco muito baixo e elevados níveis de segurança.

“São boas notícias e há bons indicadores na utilização deste tipo de lentes. Mas nem todos poderão usufruir do benefício das mesmas, sendo que a avaliação por oftalmologista credenciado é essencial”, sublinha o Dr. Miguel Sousa Neves.

Sobre as cirurgias de catarata, o médico destaca que “é algo que todos iremos ter” e que se verifica uma melhoria evidente tanto nas técnicas cirúrgicas como na qualidade das lentes utilizadas. “Na oftalmologia, a ciência tem progredido imenso para benefício dos pacientes e satisfação dos próprios médicos”, conclui o especialista, que exerce há vários anos na cidade da Póvoa de Varzim.