A Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia (SPAT), presidida pelo médico Hélder Pereira, que trabalha no Hospital da Póvoa de Varzim, organiza esta sexta e sábado, 12 e 13 de dezembro, na sede da Associação de Futebol de Braga, mais uma edição das Jornadas SPAT. O encontro, considerado um dos principais fóruns nacionais sobre prevenção e tratamento das lesões desportivas, decorre sob o tema “LCA e Síndrome Pubálgica – Pesadelos do atleta em 2025: a importância da prevenção”.
Sob a liderança de Hélder Pereira, a SPAT procura mobilizar médicos, fisioterapeutas, treinadores e clubes para estratégias preventivas de lesões entre jovens jogadores. As Jornadas inserem-se ainda numa campanha internacional de prevenção das lesões dos membros inferiores, em colaboração com a European Society of Sports Traumatology, Knee Surgery and Arthroscopy (ESSKA).
O evento vai reunir várias figuras de referência do futebol português, entre elas Pepe, Nuno Gomes, Domingos Paciência e Éder. Merece especial relevo a presença de nomes ligados à região: o poveiro Bruno Alves e os vilacondenses Hélder Postiga e Fábio Coentrão, que, ao lado de outros ex-internacionais, reforçam a mensagem sobre a importância da prevenção das lesões graves no desporto.
A Fundação da Federação Portuguesa de Futebol associa-se como parceira institucional e, pela primeira vez, a SPAT vai atribuir a Medalha de Mérito ao ex-presidente da ANTF, José Pereira, pelo trabalho de aproximação entre clínicos e treinadores.


