Medusa-do-Tejo vista em praia de Vila do Conde

0
2524

Uma Medusa-do-Tejo foi na última semana avistada na praia Luzimar, situada em Caxinas, Vila do Conde, informou na sexta-feira o projeto científico Gelavista, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Apesar de ser considerada inofensiva, pode causar alergia a pessoas com pele mais sensível. Segundo a GelAvista, a espécie é “comum em águas costeiras do continente português e frequentemente avistada no estuário do Tejo e Sado”.

Esta é a medusa mais comum em Portugal continental, ocorrendo com frequência em portos e marinas, nos estuários do Tejo e Sado, na Ria de Aveiro e na costa sul do Algarve. O seu nome tem origem no rio Tejo.

É uma medusa que pertence à classe Schyphozoa e a única representante da família Catostylidade nas águas europeias. É uma espécie de grandes dimensões, com um diâmetro de carapaça ultrapassando os 50 cm.

Apresenta tentáculos espessos em forma de cacho e com as gónadas em cruz visíveis através da campânula. Alimenta-se de plâncton, pequenos crustáceos e peixes. Na foto, um exemplar de uma Medusa-do-Tejo, captada por Sidónio Paes da GelAvista.