Memorável sunset no Restaurante Villazur em Azurara com prova cega de 50 vinhos (fotos)

0
2737

Lotação esgotada, com mais de 150 pessoas, um fim de tarde e noite com afamados vinhos portugueses, aliados a uma seleção de petiscos, foram os ingredientes para o último sunset de verão do Villazur Restaurante & Tapas, em Azurara, Vila do Conde. O evento, que fica na memória, da organização e participantes, decorreu no passado sábado no interior e exterior do espaço de gastronomia.

Com uma adesão acima das expetativas, sublinhou Ricardo Almeida, proprietário do restaurante, “foi promovida a maior festa vínica de prova cega em Portugal, com 52 vinhos postos à prova, num desafio de sentidos, onde foi provocada a curiosidade e o estímulo de agradáveis disputas”.

Foi “mais um justo tributo ao vinho”, enalteceu o gerente do Villazur, num momento que serviu para encerrar as vindimas e as “famosas festas vínicas em Vila do Conde” que decorreram entre julho e setembro. Ao longo destes meses, passaram pelos cinco ‘Sunset Wine Party’ do restaurante cerca de uma centena de vinhos portugueses.

A prova cega “pensada ao pormenor, desde os momentos que privilegiaram a interação entre produtores, enólogos e os entusiastas do vinho, até à seleção dos petiscos que acompanharam a prova”, sublinhou Ricardo Almeida, que em estreita colaboração com Pedro Jofrinho, proprietário da antiga garrafeira Jofre, na Maia, Hugo Silva, chefe de sala do Villazur, o Chef Filipe Martins “e toda a minha equipa do Villazur, organizaram este sunset muito especial”.

A festa, que se prolongou pela noite dentro, contou com o som da música dos DJs João Duque e Nuno Kola, que agitaram e permitiram conversas soltas que os momentos únicos entre amigos e que serviu “para aprofundar o gosto pelos vinhos que mais surpreenderam, ou aqueles em que nos sentimos especialistas ao conseguimos desvendar”, completou Ricardo Almeida.

Sunsets vínicos prometem voltar ao Villazur em 2024

Esta foi a terceira edição do Sunset do Villazur, a primeira após pandemia covid, e logo com uma prova cega de vinhos, a maior de Portugal. “foi uma aposta ganha, que contou com a ajuda de muitos amigos e clientes. Estou grato a todos”, referiu com emoção Ricardo Almeida, que também fez questão de frisar “o grande apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, que desde o início colaborou para o sucesso desta iniciativa”.

Quinze produtores no sunset

Os 52 vinhos apreciados na prova cega, são representantes de marcas conceituadas de Norte a Sul do país, como também das ilhas da Madeira e Açores. Foi um momento único, o qual contou com a ‘colaboração’ do S. Pedro, que proporcionou uma noite amena e sem vento.

Para o êxito da festa, contribuíram os produtores dos vinhos Altas Quintas, Quinta do Paral, Quinta da Lagoa Velha, Arvad, Maçanita, Horário Simões, Pequenos Rebentos, Quinta das Cerejeiras, Casa de Santar, Justinos, Soalheiro, Proibido, Niepoort, AdegaMãe e Quinta do Pôpa.

Restaurante VILLAZUR

Rua da Junqueira, Azurara, Vila do Conde

252 614 759

villazur.restaurante@gmail.com