Memória dos republicanos falecidos foi relembrada em Vila do Conde

0
586

A República Portuguesa foi implantada há 111 anos, no dia 5 de outubro de 1910, e por todo o país a data foi comemorada. Em Vila do Conde, a Bandeira Nacional foi hasteada na Praça Vasco da Gama, junto ao edifício dos Paços do Concelho, pelos ainda presidente da Câmara e presidente da Assembleia Municipal, Elisa Ferraz e Lúcio Ferreira.

Na cerimónia, foi também cantado o Hino Nacional, pelo grupo vila-condense Trio Liesbestraum.

Em seguida, os presentes dirigiram-se ao cemitério do Monte do Mosteiro, onde recordaram a memória dos republicanos falecidos e onde Elisa Ferraz, Lúcio Ferreira e o historiador Carmo Reis depositaram uma coroa de flores.

Na sua intervenção, este último, emocionado, referiu que “não estamos apenas em homenagem a que nos obriga a alma Municipal da Democracia e da Cidadania. Hoje viemos com força anímica de resistência, uma fortaleza que não torce nem quebra, perante ofensa o desaforo ou a ingratidão”.

“Aqui estamos e aqui nos curvamos em face da memória daqueles que foram exemplos da honra Republicana”, disse, pedindo a bênção dos republicanos e sublinhando que “é com eles de olhos postos espelho da sua herança cívica que servimos a República. Viva a República!”.

Carmo Reis aproveitou ainda a ocasião para elogiar o caráter “forte como as árvores” da edil que termina o seu mandato, dizendo que “as árvores mesmo quando mortas por dentro, morrem de pé”.