A cadeia de supermercados, que abriu a sua loja da Póvoa de Varzim este ano, continua a apostar nos produtos portugueses e é desde a Póvoa de Varzim, que chega diariamente, entre maio e outubro, à secção Frutas e Legumes das lojas da Mercadona, de norte a sul do país, a variedade tomate Coração-de-Boi.
O tomate Coração-de-Boi, é uma variedade de tomate que recebe este nome devido à forma e ao tamanho que pode atingir. Existem alguns tomates desta espécie que podem pesar até meio quilo. Atingem este tamanho porque contam com um aliado precioso: as abelhas. Elas polonizam a flor das tomateiras, o que permite a sua fecundação e, consequentemente, um maior desenvolvimento do fruto.
Tem inúmeras propriedades e nutrientes e, apesar do seu aspeto diferente a outras variedades de tomate, a sua pele fina e esverdeada, contém no interior uma carne com poucas sementes e bastante suculenta. Este tomate é um fruto que madura de dentro para fora, pelo que deve ser consumido em poucos dias.
É ainda uma variante de tomate ideal para usar em várias receitas. Com a grande variedade gastronómica que temos no nosso país, o melhor de tudo é poder consumir produtos frescos e de temporada. Nesta época de verão, as saladas são mais desejadas do que nunca e este tomate carnudo e saboroso pode fazer a diferença.
Mais de 30 produtores locais produzem mais de 70 toneladas
O tomate Coração-de-Boi chega-nos diretamente da Póvoa de Varzim para todo o país, pelas mãos dos nosso fornecedor Hortaibérica, que trabalha com mais de 30 produtores locais. Na campanha de 2021 foram adquiridas mais de 70 toneladas deste produto diretamente para as lojas da Mercadona em Portugal.
Paulo Martins, Responsável pela Hortaibérica, afirma que: “O facto de termos uma parceria com a Mercadona é vantajoso. Além de uma linha contínua e diversificada de produtos, que nos permite fazer programações anuais com os produtores, a Mercadona também nos permitiu evoluir e crescer como empresa. Esta parceria levou a que fosse necessário implementar certos projetos, dos quais destacámos o aumento das nossas instalações, tanto da área de embalamento como armazenamento de frio, a aquisição de máquinas de embalamento e o investimento nas certificações Global GAP dos produtores de um maior número de produtores. É uma satisfação muito grande ser fornecedor Mercadona, pois já fornecemos um leque de produtos considerável, dos quais destacamos o tomate coração-de-boi, que é produzido aqui na Póvoa de Varzim e que ao estar à venda nas lojas Mercadona, ajuda na divulgação da Horticultura desta região”.
“Para a Mercadona é de extrema importância apostar nos produtos frescos nacionais, como é o caso do tomate Coração-de-Boi fornecido durante a sua campanha pela Hortaibérica. Um tomate com uma forte produção concentrada na zona Norte, pelo que este fruto não podia faltar à venda nas lojas da Mercadona. Esta parceria com a Hortaibérica para o fornecimento deste tomate tão português é uma das mais de 900 que a Mercadona dispõe com os fornecedores portugueses, assentes num projeto de Cadeia Agroalimentar Sustentável, assentes na estabilidade, produtividade, diálogo e planificação com o objetivo de um crescimento partilhado e sustentável”, afirma Pedro Barraco, Diretor da Cadeia Agroalimentar da Mercadona em Portugal.
A Mercadona na Póvoa de Varzim
A presença da Mercadona na Póvoa de Varzim marca o inicio do projeto de expansão da empresa em Portugal com a construção do seu primeiro bloco logístico no país para dar resposta às primeiras lojas que a empresa abriu.
Foi em 2019 que a empresa arrancou com a operação do Bloco Logístico da Póvoa de Varzim com duas naves, tendo investido 60 milhões de euros. Em janeiro deste mesmo ano a Mercadona passa a contar com um novo armazém com 12.000 m2 que representou um investimento adicional de 24,5 milhões de euros.
No total, a empresa já investiu 84,5 milhões de euros no desenvolvimento do Bloco Logístico da Póvoa de Varzim, que conta com três naves construídas numa área total de 100.000 m2, contabilizando mais de 350 postos de trabalho.
Mas foi em maio deste ano que abriu o primeiro supermercado da Póvoa de Varzim, na Rua Comendador Francisco Quintas, freguesia de Beiriz, que gerou 65 novos postos de trabalho, com contrato sem termo desde o primeiro dia.
No âmbito da Política de Responsabilidade Social da empresa, este novo supermercado doará diariamente e desde o primeiro dia, bens de primeira necessidade à Casa do Regaço, Centro de Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens em Perigo da Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa da Póvoa de Varzim, instituição com quase vinte anos de existência com a qual a Mercadona assinou um protocolo de colaboração.