Mercadona continua a crescer e ultrapassa os cem mil colaboradores

0
2088

A empresa Mercadona encerra o ano de 2023 com um novo recorde, depois de ter ultrapassado as cem mil pessoas na sua equipa todas com contratos sem termo e de qualidade. Ainda respetivamente a 2023 a empresa ficou com uma equipa formada por cento e quatro mil pessoas, cinco mil e trezentos, em Portugal e noventa e oito mil e setecentos, em Espanha, após ter criado cinco mil novos empregos.

A transformação da Mercadona foi notória desde o ano de 2016, o que resultou na consolidação de um modelo de empresa mais digital, produtivo e sustentável. Desde então, a empresa criou vinte e cinco mil novos empregos, o que em termos relativos representa um aumento de 32%.

Também em 2023, e em matéria de formação dos colaboradores, é importante destacar que os 110 milhões de euros destinados a consolidar e a melhorar as competências e conhecimento da sua equipa, se concretizaram em mais de 3,4 milhões de horas de formação.

Sendo uma empresa consciente de que os colaboradores são “o melhor ativo da empresa e essenciais para o seu crescimento”, este ano, aumentaram os salários, conforme o Índice de Preço no Consumidor (IPC) registado em dezembro. Além disso, ao salário bruto anual, a empresa acrescenta o prémio por objetivos, logo após o primeiro ano e caso se atinjam as metas e objetivos definidos no início do ano, que corresponde a um salário extra. Este valor ascende a dois salários depois de alcançados cinco anos de antiguidade. Este ano, excecionalmente, os colaboradores vão receber adicionalmente um prémio extra correspondente a metade do seu salário.

A Mercadona tem uma política de recursos humanos que aposta na estabilidade laboral, na formação e na progressão salarial, mantendo, ano após ano, o compromisso de formar uma equipa focada na excelência e no serviço, altamente motivada e alinhada com a visão da empresa. Para isso, além de um salário atrativo e contrato de efetividade desde o primeiro dia, a Mercadona oferece aos seus colaboradores a possibilidade de evoluírem dentro da empresa, recorrendo a políticas de formação constante e adaptadas ao posto a desempenhar.

No que respeita ao perfil global da equipa da Mercadona, a maior percentagem de colaboradores (39%) tem idades compreendidas entre os 40 e os 49 anos, sendo que 29% têm entre 30 e 39 anos; 16% têm mais de 50 anos e os outros 16% são jovens até aos 29 anos. Ao ser uma empresa de supermercados, a maior parte da equipa (82%) desenvolve o seu trabalho em lojas, 12% em logística e os restantes 6% em escritórios. E, ainda que 61% do total sejam mulheres, a percentagem de executivas na empresa está a aumentar, atingindo os 47% no fecho do exercício.