Como forma de assinalar o Dia da Produção Nacional, a Mercadona revelou que, em 2024, aumentou em 19% as compras e fornecedores portugueses, atingindo os 1.400 milhões de euros.
Só no ano passado, foram adquiridas 38 mil toneladas de tomate, 22 milhões de litros de leite, 4.500 toneladas de queijo, e ainda chegavam todos os dias 2.300 toneladas de peixe fresco de lotas portuguesas.
Desde que abriu a primeira loja em Portugal, em 2019, a cadeia de supermercados já comprou mais de 4.500 milhões de euros em produtos nacionais, apoiando centenas de empresas de norte a sul.
No distrito do Porto, a Mercadona trabalha com fornecedores como a Lactogal (leite), Hortaibérica (legumes) sediada na freguesia da Estela, Póvoa de Varzim, e com especial destaque para a Imperial, fábrica de chocolates sediada em Vila do Conde que é uma referência do setor a nível nacional. Estas parcerias têm vindo a fortalecer a economia local.
Muitos destes produtos chegam diariamente às lojas da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, onde a cadeia de supermercados tem vindo a crescer e a conquistar clientes.