Militares da Escola dos Serviços vão vigiar Serra de Santa Luzia para prevenir incêndios

0
718
Foto: Câmara Municipal de Viana do Castelo

A Escola dos Serviços (ES), sediada em Beiriz, na Póvoa de Varzim, assinou na sexta-feira um protocolo de colaboração com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, para a vigilância da Serra de Santa Luzia. À semelhante do que tem acontecido nos últimos anos, os militares da ES vão vigiar a serra até 30 setembro, numa iniciativa que visa prevenir os incêndios.

A Escola de Serviços compromete-se a disponibilizar viatura e militares para operações de vigilância, mantendo permanentemente informadas as entidades responsáveis (Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho e/ou Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo), comunicando-lhes, de imediato, qualquer ocorrência digna de registo.

Esta ação preventiva “teve início em 2011”, explica a autarquia vianense em comunicado, numa colaboração “regular, relevante e profícua”. Segundo Luís Nobre, presidente da Câmara de Viana do Castelo, a parceria entre o município e o Exército tem por objetivo “uma missão significativa que tem produzido resultados depois de momentos dramáticos vividos no passado”.

O comandante da ES, coronel Carlos Guedes, recordou que esta colaboração surgiu de uma “necessidade” identificado após incêndios no verão de 2005 e de 2010. O protocolo, em vigor durante o período crítico de incêndios florestais, serve, assim, para “salvaguardar este importante património natural”, impondo patrulhamento diário, operações de vigilância e defesa da floresta, contando com a colaboração de 7 militares afetos à vigilância.