Mindelo lança Projeto Porta 55+ para contribuir para um envelhecimento ativo

0
2004

O Centro Social e Paroquial de Mindelo promoveu, na semana passada, o fórum ‘InPORTA pensar o futuro – Por um envelhecimento + ativo + saudável + feliz’, no Auditório Municipal de Vila do Conde. A sessão serviu para apresentar e fazer um balanço do projeto Porta 55+ Viver os Dias, Combater a Solidão’, que tem como data de fim o dia 30 de junho.

O Porta 55+ pretende “contribuir para o envelhecimento ativo, saudável e feliz, alicerçado no voluntariado e na fraternidade, combatendo o isolamento e a solidão, tendo por ambição o bem-estar e o gosto de viver dos seniores no seio das suas famílias e comunidades”.

O modelo de intervenção consiste em visitas semanais por voluntários a casa dos utentes, onde “entregam companhia, desenvolvendo um conjunto de atividades (Atelier de Alfaiate) em diversas áreas, desde a estimulação cognitiva, aos “passeios na praça” até às atividades culturais e de lazer”, explica a direção do Centro Social de Mindelo. Atualmente, o projeto conta com 91 utentes e 28 voluntários.

Para o Centro Social e Paroquial de Mindelo, bem como para a equipa do Porta 55+ e voluntários, a maior preocupação “é saber se todas estas pessoas que estão a ser ‘tiradas’ da solidão e do isolamento e ‘devolvidas à vida’, não vão poder continuar o projeto por falta de financiamento”.

“Para a Segurança Social falar-lhe em projetos inovadores não faz parte do seu léxico, para a Portugal Inovação Social o Portugal 20/30 não é uma hipótese, por agora, e da Câmara Municipal, algumas promessas de ajuda, ‘InPORTA’ saber o que vai acontecer. 30 de junho, data do fim do projeto, é já ao virar da esquina”, alerta a direção do Centro.

Este texto faz parte de um artigo publicado esta semana no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição papel ou na edição digital (PDF).