Minimercado de Balasar (Fontainhas) renovado para estar mais próximo do cliente (fotos)

0
2001

A Varzicoop-Cooperativa Agrícola da Póvoa de Varzim tem 76 anos de história e é uma força económica e social inegável do nosso concelho com três estabelecimentos comerciais, localizados na Póvoa de Varzim e nas freguesias de Amorim e Balasar (Fontainhas).

A agricultura na área social da Cooperativa é sustentada pela pecuária – no interior – e pela horticultura – no litoral do concelho, com particular destaque para a produção de leite, tendo sido este o setor que se estruturou solidamente, criando os diferentes circuitos desde a recolha e entrega à sua União – Agros – tratando esta da industrialização do produto, transformando-o em manteiga, queijos, natas, iogurtes, entre outros láteos.

Foram estes produtos láteos juntamente com os vinhos da Adega Cooperativa de Almeirim, produtos estes fora do âmbito do setor agrícola, que começaram a ser procurados pelos Associados e pela população vizinha e vendidos nos nossos estabelecimentos de Amorim e Fontaínhas.

O crescimento do movimento comercial nas Fontaínhas e o apelo crescente dos clientes à existência de outro tipo de produtos, impulsionou a Cooperativa a iniciar diligências e, em 2004, criou-se uma nova valência comercial, “o minimercado”.

Apesar do minimercado ser um segmento de mercado com muita concorrência, o início não foi difícil, porque já conhecíamos o público-alvo. E, destacamo-nos ao longo destes anos, pela relação de proximidade com os clientes. Eles, nas nossas lojas, sentem-se acolhidos e gostam de “comprar na Cooperativa”, fazendo as suas compras de forma ágil e cômoda. Podemos dizer que os nossos clientes têm uma relação de confiança porque sabem que compram qualidade aos melhores preços de mercado.

Para dar resposta ao crescimento e à necessidade de mudança, em 2025, concretizamos as primeiras obras de remodelação e ampliação do minimercado e bar nas Fontaínhas, tornando-os mais atuais e concorrenciais. Alteramos a localização do bar para dar mais espaço ao minimercado: na disposição dos produtos e na movimentação dos clientes; alteramos a zona de entrada dos clientes para o minimercado/bar; substituímos equipamentos de frio por causa da eficiência energética: vitrine e frigorifico; substituímos balcões e equipamento informático; mudamos as casas de banho para a loja agrícola; alteramos a fachada e demos uma imagem de mais claridade ao bar.

Reabrimos restaurados, mas com a alma de sempre: “servimos bem, para servir sempre”.