Ministra da Agricultura visita AgroSemana e reforça “disponibilidade para o diálogo” (fotos)

0
2432

“A disponibilidade para continuar a dialogar com todos, tendo em vista a definição das melhores estratégias para o futuro”, vincou Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura e Alimentação, durante a visita realizada no domingo de manhã à AgroSemana.

Ao presidente da Agros, Idalino Leão, e a outros dirigentes associativos locais e nacionais presentes no certame que hoje termina, a governante assegurou que “vamos continuar a investir em apoios à manutenção das raças autóctones, em pastagens naturais e seminaturais de elevado valor”.

Maria do Céu Antunes também salientou que o Governo “também está a trabalhar com as organizações de agricultores” e destacou a aprovação do PEPAC (Planos Estratégicos da Política Agrícola Comum), “um importante pacote financeiro europeu que permite abrir novas possibilidades de investimento na #Agricultura portuguesa. É uma oportunidade histórica que não podemos desperdiçar”.

Recorde-se que na passada quinta-feira, na abertura da feira, Idalino Leão, presidente da Agros, relembrou as dificuldades por que o setor primário passa e que sejam criadas “medidas estruturantes que promovam a fusão de cooperativas, a soma dos seus ganhos de escala, a sua capacitação”.

Na altura, apelou ainda a soluções para “o problema da água”, algo “estrutural que nós nesta região estamos habituados a ter”. “Precisamos que sejam criadas medidas”, referiu Idalino Leão, nomeadamente um “sistema integrado de gestão de água, ou seja, transformar aquilo que temos de problema numa oportunidade de negócio”.

Lembrou ainda os sacrifícios dos agricultores durante a pandemia e que nunca deixaram de trabalhar e colocar comida nas estantes dos estabelecimentos e que agora “é hora do país como um todo assumir essa dívida de gratidão com os agricultores. É hora de pagar com medidas concretas”, declarou. Fotos Ministério da Agricultura e Facebook.