Ministro da Agricultura e Paulo Portas presentes nos 75 anos da AGROS

0
149
Foto: Câmara Municipal de Vila do Conde

A AGROS encerrou, na quarta-feira, as comemorações do 75º aniversário da União de Cooperativas. A cerimónia contou com a presença do ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, e do ex-vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, que apresentou uma análise do contexto geopolítico e das consequências geoeconómicas no Mundo, bem como o seu impacto no setor agroalimentar.

Na ocasião, o ministro da Agricultura anunciou que haverá um “aumento brutal” no apoio os jovens agricultores. O objetivo é que o aviso saia “até ao final deste mês, ou no início do próximo”.

Segundo José Manuel Fernandes, a nova tabela de apoios vai duplicar as verbas de auxílio já existentes. “Um jovem agricultor que esteja em exclusividade terá 55 mil euros de prémio de instalação, e se estiver numa zona vulnerável o prémio será 55 mil euros. Além disso, os projetos de investimento podem ter um apoio até aos 400 mil euros, sendo que um projeto de 500 mil euros terá um apoio de 60% e um superior a 500 mil euros terá 50% de apoio”, explicou.

Sobre os prejuízos que a tempestade Kirk causou, no mês passado, em várias explorações do norte e centro do país, o ministro referiu que “já pedimos o levantamento dos prejuízos e esperamos que um regulamento europeu dê flexibilidade para a utilização do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural nesta situação”.

José Manuel Fernandes acredita que a situação possa estar desbloqueada “ainda este mês, ou o mais tardar no próximo”, lembrando a condição de que tenha acontecido “um prejuízo superior a 30% por parcela”.