Missas proibidas nas tardes de sábado e domingo

0
1186

A arquidiocese de Braga, que engloba Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim, decretou a proibição de missas ou outras atividades religiosas nas tardes de sábado e domingo enquanto durar o estado de emergência, sublinhando que não serão aceites exceções ou interpretações subjetivas.

O arcebispo de Braga, Jorge Ortiga, em nota publicada na página da arquidiocese, aconselha os párocos a passarem para as manhãs de sábado as missas que normalmente são celebradas no domingo à tarde, com a participação de fiéis.

“Tudo deverá ser repensado a partir destas restrições que devemos cumprir, com muito custo mas com grande sentido de responsabilidade. Não podemos aceitar exceções ou interpretações subjetivas”, lê-se na nota, na qual Jorge Ortiga refere que a arquidiocese irá cumprir as orientações governamentais, para não ser motivo de contágio direto ou indireto.

Para Jorge Ortiga, o confinamento é um “rude golpe” no quotidiano das comunidades da arquidiocese, pelo que aconselha a que se aproveitem os tempos das celebrações “sem medo e cumprindo escrupulosamente todas as orientações das entidades da saúde”.

Foto arquivo de José Alberto Nogueira