O projeto ‘MonstroLixo – Por um mundo sustentável’ foi apresentado na manhã desta sexta-feira, na escola Profissional de Vila do Conde. Entre 8 e 19 de junho, o Centro de Memória da cidade vai ser “invadido por monstros clássicos”, feitos a partir de resíduos.
“O lixo vai ganhar forma para consciencializar a população, dos mais novos aos mais velhos, sobre a importância da redução do consumo e da necessidade da reutilização e reciclagem dos resíduos para a preservação do presente e para garantir o futuro do planeta”, explica um comunicado da Câmara Municipal de Vila do Conde, uma das organizadoras da exposição em parceria com a Escola Profissional de Vila do Conde e a Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde.
As esculturas do ‘MonstroLixo’ “terão sistemas de som individualizados e dotados de sensores de movimento”. Paralelamente, no Centro de Memória, vão decorrer atividades lúdicas e workshops sobre reutilização e reciclagem de resíduos, bem como conferências e palestras.
Segundo a vereadora da Educação da Câmara de Vila do Conde, Carla Peixoto, na sessão de apresentação, “o lixo é uma ameaça que temos presente, mas que queremos evitar que no futuro seja um monstro, como muitas vezes é visto”.