Morreu antigo reitor da Basílica do Sagrado Coração de Jesus da Póvoa

0
1878
Foto: Ponto SJ

Faleceu nesta sexta-feira o padre António Vaz Pinto, Alto Comissário para as Migrações e Minorias Étnicas entre 2002 e 2005. O padre jesuíta tinha 80 anos e morreu no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde estava internado desde 8 de junho devido a um tumor pulmonar.

Um comunicado da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, que avançou a notícia, lembra a “vida cheia e intensa” do padre, que chegou a ser reitor Basílica do Sagrado Coração de Jesus, na Póvoa de Varzim, de 1997 a 2001.

A 30 de janeiro de 2006, foi distinguido com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, pelo então presidente da República, Jorge Sampaio.

Natural de Arouca, António Vaz Pinto era atualmente Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Évora, onde desempenhava a ação pastoral “acompanhando pessoas e grupos, orientado exercício espirituais, entre outras coisas”.

“Rezamos, comovidos e entristecidos, mas agradecidos e cheios de confiança, com a família do P. António, com os seus amigos pessoais e com a comunidade inaciana”, termina o comunicado.