Faleceu esta quinta-feira, aos 97 anos de idade, o Padre Domingos Novais, que exerceu grande parte da sua atividade religiosa na freguesia de Rio Mau, Vila do Conde. O funeral realiza-se esta sexta-feira, às 17h em Macieira de Rates, terra natal.
Nascido a 8 de agosto de 1924 em Macieira de Rates, foi ordenado sacerdote a 12 de outubro de 1947, em Braga, pode ler-se na nota informativa da Arquidiocese de Braga, a qual lembra o percurso do sacerdote.
A partir de dezembro de 1947 e até ao fim de Junho de 1948, foi vigário coadjutor na paróquia de Gemieira, em Ponte de Lima – numa altura em que a atual Diocese de Viana do Castelo ainda não existia.
Foi, então, nomeado vigário cooperador na paróquia de Nossa Senhora da Oliveira, no arciprestado de Guimarães e Vizela, onde esteve até agosto de 1950.
Depois, até setembro de 1958, foi em simultâneo pároco das comunidades de Sequeade (São Tiago), Bastuço (São João Baptista) e Bastuço (Santo Estevão), no arciprestado de Barcelos.
Entre 13 de setembro de 1958 e 20 de julho de 2014 foi o pároco de Rio Mau (São Cristóvão), no arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.
As cerimónias fúnebres realizam-se esta sexta-feira, 1 de abril, às 17 horas, em Macieira de Rates, Barcelos, indo depois a sepultar no cemitério local.