Mostra sobre Circum-navegação de Fernão de Magalhães chega a Vila do Conde

0
1173

A exposição polinucleada “Circum—navegando…do local ao global” já está patente na Alfândega Régia – Museu de Construção Naval de Vila do Conde. No município, o tema é “Transferir saberes através dos Oceanos – a construção naval”.

A mostra está inserida nas comemorações dos 500 da primeira viagem de circum-navegação, empreendida por Fernão de Magalhães, e pode ser visitada até ao final do ano.

A Câmara Municipal vila-condense explica que, “para além da contextualização histórica sobre a tipologia de embarcações usadas no período da expedição e da descrição das técnicas construtivas utilizadas”, o público pode também ver “uma série de desenhos inéditos de uma Nau de 18 rumos, de cerca de 1580, executados a partir da interpretação técnica dos elementos apresentados no ‘Livro da Fábrica das Naos’, da autoria do Padre Fernando de Oliveira”.

A exposição “Circum—navegando…do local ao global” é organizada pela Direção Regional da Cultura do Norte em parceria com os municípios de Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Matosinhos, Porto, Vila Nova de Gaia, Espinho, Ponte da Barca e Sabrosa.

O núcleo da Póvoa de Varzim, com o tema “Identidades marítimas – Memórias e representações” foi inaugurado a 10 de julho e está patente até 10 de fevereiro do próximo ano. Aí, estão apresentadas várias peças e símbolos da cidade como as siglas poveiras, os ex-votos marítimos, modelas da lancha poveira, a camisola poveira, etc.