No passado sábado (11), o movimento cívico vilacondense pela paz no Médio Oriente (coletivo apartidário) promoveu uma concentração, na Praça Vasco da Gama, onde juntou dezenas de vilacondenses.
Nesta iniciativa apelaram ao fim do conflito israelo-palestiniano fazendo diversas intervenções de apelo à Paz e 1 minuto de silêncio por todas as vítimas inocentes deste conflito.
No final, foi aprovada uma moção (que se pode ler abaixo), que o grupo pretende encaminhar para a Assembleia da República.
“Moção de Solidariedade com a Palestina
Os Vila Condenses concentrados neste ato de solidariedade com a Palestina expressam a sua voz diante da dramática situação de guerra, violência e morte na Palestina.
Apelamos à paz, ao fim imediato de todos os atos de violência, incluindo os ataques terroristas contra civis inocentes, o uso desproporcionado da força em operações militares pelas forças Israelitas e os ataques contra infraestruturas civis. Apelamos a um cessar fogo imediato que permita o apoio imediato da ajuda humanitária vital para a sobrevivência da população palestiniana!
Pretende-se com esta iniciativa apelar ao fim do conflito israelo-palestiniano e que sejam retomadas verdadeiras conversações de paz em negociações que conduzam a um acordo final sobre o estatuto e o reconhecimento mútuo.
É através do apoio inabalável a uma solução negociada de dois Estados com base nas fronteiras de 1967 – com dois Estados soberanos e democráticos e com Jerusalém como capital de ambos e dando cumprimento às resoluções das Nações Unidas – que a Paz será conseguida.
Aprovada esta moção será enviada aos órgãos autárquicos – Presidência de Câmara e Assembleia Municipal – no sentido de ser por estes transmitido ao Governo da República, em particular ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, e à Presidência da República este sentimento da população de Vila do Conde.
Não à Guerra.
Sim à Paz!
Praça Vasco da Gama, Vila do Conde 11 de Novembro de 2023”