Este fim de semana, a hora volta a mudar. Na madrugada de sábado para domingo, 26 de outubro, os relógios vão atrasar uma hora, marcando o fim do horário de verão. Às 2h00 da manhã, os ponteiros devem ser recuados para a 1h00, dando início ao horário de inverno.
A mudança da hora tem sido tema de debate na União Europeia. Alguns países querem a abolição da mudança sazonal da hora. Em 2019, o Parlamento Europeu aprovou uma proposta para terminar com esta prática, permitindo que cada país escolha manter o horário de verão ou o de inverno, no entanto, não houve ainda fumo branco sobre uma decisão final.
O governo Espanhol anunciou que irá propor à União Europeia o fim definitivo da mudança de hora. A proposta será apresentada no Conselho de Transportes, Telecomunicações e Energia da UE, com o objetivo de aplicar a medida já em 2026.
Os especialistas já têm vindo a alertar para o impacto negativo destas mudanças de horários, tanto para o corpo, como para a mente, uma vez que a rotina de cada um acaba por sofrer alterações.


