Multidão enche cidade da Póvoa para ver procissão da Senhora d’ Assunção (fotos)

0
3467

Milhares de pessoas assistiram, no feriado desta segunda-feira, 15 de agosto, ao cortejo religioso em honra da Senhora d’ Assunção, que regressou três anos depois às ruas da Póvoa de Varzim, devido à pandemia covid-19.

A imponente procissão foi presidida pelo bispo emérito de Braga D. Jorge Ortiga, e contou com 10 andores e centenas de figurantes, entre os quais GNR a cavalo, fanfarra dos escuteiros de Ronfe, todas as confrarias e irmandades da cidade, cerca de 250 anjinhos, Banda da Música, 10 andores imponentes, segurados por pescadores, e ainda entidades civis e militares.

Com a passagem da procissão pela marginal, em frente ao porto de pesca, e cumprindo a tradição, os andores foram voltados para o mar e, ouviu-se durante 20 minutos um tiroteio, constituído por milhares de foguetes, numa saudação à Senhora d’ Assunção, padroeira dos pescadores.

O dia de festa termina com o espetáculo do artista Zé Amaro, seguido de uma sessão de fogo de artifício acompanhado por música. As festas terminam a 22 de agosto com o beija-mão da Senhora, entre as 9h e as 19h, seguido de uma missa às 21 horas.