A Câmara Municipal de Vila do Conde vai votar e certamente aprovar, na reunião do executivo desta quarta-feira (16), uma proposta para contrair um empréstimo de curto prazo no valor de 2,5 milhões euros. Este crédito já tinha sido aprovado pela Assembleia Municipal em dezembro do ano passado.
Segundo a autarquia, “a decisão prende-se com a necessidade de assegurar liquidez imediata para dar seguimento a investimentos estratégicos, tendo em conta os atrasos verificados na transferência de verbas do Plano de Recuperação e Resiliência”.
“O financiamento permitirá executar os projetos nos prazos exigidos, mesmo antes da receção dos pagamentos por parte das unidades de missão dos fundos comunitários”, acrescenta.
Na segunda-feira, o presidente da Câmara afirmou aos jornalistas que o empréstimo poderia ter sido feito logo em dezembro, mas “sempre acreditei que não seria necessário recorrer” a esta ferramenta. “Mas vamos fazê-lo agora”, disse. Frisou, contudo, que “a proposta vencedora para este empréstimo apresentou um spread negativo”, o que demonstra a “grande saúde financeira” do Município, disse.
O crédito terá obrigatoriamente de ser amortizado até ao final deste ano. Segundo Vítor Costa, o valor será reembolsado logo que as verbas do PRR sejam transferidas.