A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim deu início a um processo de revisão dos regulamentos municipais. Em causa estão seis regulamentos – um deles é o novo Regulamento para a criação da Taxa Turística Municipal. Esta é uma novidade que prevê uma taxa de 1,5€ por noite, até sete noites por estadia, aos turistas que durmam nos hotéis ou alojamentos locais da Póvoa de Varzim.
Na reunião do executivo de terça-feira, João Trocado levantou questões sobre o destino da receita resultante da taxa, e afirmou que o objetivo desta, “a existir, deveria ser precisamente minorar os efeitos negativos que o turismo”. “Esta receita, no fundo, fora as boas intenções que são ditas, é apenas mais uma fonte de receita para o bolo das receitas da Câmara”, declarou.
Aires Pereira, presidente da Câmara, prevê uma receita “à volta de 200 a 250 mil euros por ano” com a nova taxa turística. Disse ainda que a receita seria “aplicada na atividade turística, quer seja sob o ponto de vista da animação, animação cultural, animação turística, seja sob o ponto de vista da melhoria do espaço público, que tem a ver com as áreas de fruição da atividade turística, quer até da recuperação do património”.
Os regulamentos estão em discussão pública a partir desta quarta-feira por 30 dias úteis.
Notícia completa na edição papel desta quarta-feira, 3 de agosto.