Município promete abertura de mais turmas para aprender a fazer a Camisola Poveira

0
1710

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim avançou, nesta sexta-feira, que de momento 141 pessoas estão a frequentar os cursos da Camisola Poveira. Contudo, ainda há muitos interessados em lista de espera.

Os cursos tiveram início no final de setembro, e estão disponíveis nas vertentes laboral e pós-laboral. Existem três níveis: iniciação, intermédio e bordado.

Este é o 3º Curso Ocupacional de Tempos Livres da Camisola Poveira, depois do primeiro, que formou 36 pessoas, e do segundo, que contou com 80 formandos.

Segundo o Município, porque “ainda há interessados em lista de espera”, vão continuar a ser abertas novas turmas “por forma a promover a formação desta peça de artesanato poveiro certificada e a valorizar a tradição do artesanato local”.

“Por isso, se está interessado em aprender a produzir a Camisola Poveira dirija-se ao Centro Póvoa Empresas ou contacte diretamente os Serviços do Turismo (pturismo@cm-pvarzim.pt ou 252 298 120)”, adianta a Câmara poveira.

A Camisola Poveira é feita em lã branca de fio grosso e decorada a ponto de cruz. A sua origem remonta ao início do século XIX e era habitualmente usada pelos pescadores poveiros. Desde 9 de setembro deste ano que é um produto certificado e com Indicação Geográfica Protegida.