Músicos poveiros e vilacondenses ganham concursos internacionais

0
1143

Nos dias 6 e 7 de julho, decorreu o V Concurso Internacional de Piano da Serra da Estrela, e uns dos vencedores foram dois jovens pianistas da Póvoa de Varzim.

João Neto Vieira e Matilde Pereira Leite tem 17 e 14 anos e frequentam a Escola de Música da Póvoa de Varzim e tem aulas de piano com o professor Bruno Trocado.

O júri, do Concurso Internacional de Piano da Serra da Estrela, composto pelos pianistas Paulo Oliveira, Jill Lawson e João Bettencourt da Câmara destacou a musicalidade e o rigor técnico e performativo com que os pianistas poveiros se apresentaram em palco.

No final, João Vieira e Matilde Leite participaram no concerto dos laureados, que teve lugar na Casa da Cultura do Município de Seia.

O João e a Matilde já tinham arrecadado, o 1º prémio no XVI do Concurso de Piano da Póvoa de Varzim, que decorreu no passado mês de maio.

É de destacar o percurso de João Vieira, que termina o seu ciclo na Escola de Música da Póvoa de Varzim, rumo ao Ensino Superior, com o 3º lugar no Concurso de Piano de Oeiras. Foi o solista convidado a tocar com a Orquestra do Norte, no passado dia 16 de junho no Cine-Teatro Garrett, o Concerto para Piano e Orquestra, no âmbito das comemorações dos 50 anos de elevação da Póvoa de Varzim a cidade.

Também em Vila do Conde o Opus Trio, composto pelos vilacondenses Aires Pinheiro, Anna Pereira e António José Oliveira, ganhou o 1.º prémio na competição do New York Classical Debut Awards, nos Estados Unidos, que distingue os talentos internacionais na música clássica.

Os três músicos são professores no Conservatório de Vila do Conde, foram agora convidados a atuar no dia 16 de novembro, num concerto no Carnegie Hall, uma das mais afamadas salas de espetáculos do mundo, localizada na 7.ª avenida em Manhattan, Nova Iorque.