Nadadora Ana Catarina Monteiro fica a 75 centésimas da final

0
914

Na madrugada desta quarta-feira, a nadadora Ana Catarina Monteiro terminou a prova dos 200 metros mariposa no 11.º lugar. Ficou a 75 centésimas da final, alcançando o terceiro melhor resultado da história da natação nacional nos Jogos Olímpicos.

Foi quinta na sua série, com 2.09,82 minutos, isto quando o acesso à final fechou em 2:09.07. A atleta de Vila do Conde mostrou-se com “um misto de emoções”, uma vez que o seu recorde pessoal, 2.08,03, teria bastado para estar na final.

“Fui 11.ª nuns Jogos Olímpicos, a mais de um segundo e meio do meu melhor tempo, e isso mostra o nível de exigência dos mínimos e dos 200 metros mariposa. Claro que chegar à final era um sonho e ficou aqui mesmo ao lado, mas só posso estar orgulhosa do que fiz. O meu recorde pessoal chegava, mas o das outras também”, disse à RTP.

“Eu sou do tipo de pessoas que quer sempre mais. Os meus indicadores de treino estavam a ser os melhores de sempre, mas, lá está, faltava o ritmo competitivo e é nesse aspeto que tenho três anos para trabalhar [para Paris 2024]. Se calhar, preciso de aumentar a competição internacional, estar mais vezes lado a lado com as melhores do mundo e chegar mais à vontade a este tipo de competição”, detalhou.

Catarina Monteiro fez história ao ser a primeira mulher portuguesa a atingir esta fase numa prova de natação em Jogos Olímpicos.

Foto DR