Nasce em Rates um novo bosque com plantação de mais de 850 árvores (fotos)

0
2597

Este sábado foram plantados 876 exemplares de floresta nativa em S. Pedro de Rates. Carvalho-alvarinho, medronheiro, amieiro, bétula, aveleira, gilbardeira, foram algumas das espécies cultivadas.

A plantação foi realizada por cerca de 100 voluntários de algumas instituições poveiras, numa área com cerca de 1 hectare, na zona junto ao moinho, e que anteriormente estava ocupado por eucaliptos. Antes, o terreno sofreu uma limpeza de forma a que a ação pudesse avançar.

Esta iniciativa, denominada “Póvoa em Transição”, representa uma ação na adaptação do território às alterações climáticas, num esforço de rearborização com espécies autóctones e que vem na sequência da participação do município da Póvoa de Varzim e da vila de S. Pedro de Rates no projeto FUTURO.

Esta ação que decorreu no âmbito do projeto FUTURO, e que prevê o cultivo de 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara da Póvoa de Varzim e o CRE.Porto, rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores e arbustos plantados são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO. Fotos Facebook.