Depois de seis anos consecutivos a superar o número de partos do ano anterior, o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e Vila do Conde registou um decréscimo no número de nascimentos em 2022, face a 2021.
No ano passado, nasceram 1.378 bebés no serviço de obstetrícia poveiro. É cerca de menos uma centena de bebés nascidos na unidade: em 2021 nasceram 1.470 crianças no Centro Hospitalar (CHPVVC).
632 dos bebés nascidos no ano passado no CHPVVC são do sexo feminino e 746 do masculino. No total, em 2022, foram realizados 1.368 partos – ou seja, 10 dos bebés que nasceram são gémeos.
Já relativamente à distribuição geográfica das parturientes, de acordo com o CHPVVC, “continuamos a registar, em 2022, a evidência que se tem vindo a afirmar há já alguns anos, ou seja, a proveniência dos casais grávidos que escolhem o CHPVVC para o parto, é transversal ao território nacional”.
A maioria veio do distrito do Porto, distrito cuja proveniência “cresceu, substancialmente, em relação ao ano passado (909 partos); em 2021 foram registados 890 partos”. “Por área de residência, destacamos que, em 2022, recebemos mulheres / casais grávidos provenientes dos distritos de Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Viseu e Vila Real e ainda do arquipélago dos Açores”, adianta o Centro.
A tendência crescente de partos no serviço de obstetrícia do CHPVVC registava-se desde 2015, quando na unidade poveira da rede do Serviço Nacional de Saúde (SNS), nasceram ‘apenas’ 737 crianças.