Natal em Vila do Conde arranca a 29 de novembro com mercados, luzes e aposta no turismo

0
71

De 29 de novembro a 6 de janeiro, a cidade de Vila do Conde vai transformar-se num destino mágico, com mercados iluminados, música, gastronomia e animação para todas as idades. Este ano, a aposta é fazer do Natal uma época alta do turismo, assegurou Vítor Costa, presidente da Câmara, que na apresentação do programa, esteve acompanhado por Susana Ribeiro, vereadora com o pelouro do Turismo, e Ricardo Santos, presidente da Associação Comercial de Industrial de Vila do Conde.

O objetivo é que “os visitantes fiquem mais tempo, jantem, durmam e descubram tudo o que Vila do Conde tem para oferecer”, sublinharam. O programa ao longo de 39 dias, terá dois mercados temáticos, nos jardins e nas Caxinas, um comboio turístico com quatro paragens e até um aftermarket para prolongar a experiência.

A plataforma digital com QR Code vai ajudar a planear a visita e descobrir os 75 restaurantes aderentes, garantindo que quem vem vai visitar a cidade fique para jantar e aproveita cada momento. A festa natalícia compreende também a Passagem de Ano no Cais da Alfândega, com tenda aquecida, DJ e um espetáculo de fogo de artifício à meia-noite para dar as boas-vindas a 2026.

Sobre a iniciativa, Vítor Costa, destacou o impacto social e económico do evento e revelou o investimento previsto: “Estimamos um valor ligeiramente superior a 185 mil euros, mantendo a lógica de fazer melhor com o orçamento do ano passado. Se for necessário investir mais para garantir retorno e consolidar esta estratégia, faremos sem problema.”