Nau Quinhentista reabre ao público na quinta-feira depois de obras de restauro

1
685
Foto: Visit Vila do Conde

A Nau Quinhentista, atracada no rio Ave, em Vila do Conde, reabre ao público já na quinta-feira (5), após a conclusão de obras de conservação e restauro. A cerimónia vai contar com a presença de 10 deputados do Parlamento norueguês.

Estarão também presentes representantes da Embaixada Norueguesa em Portugal e do Património Cultural, I.P., alunos do curso de Carpintaria Naval do Centro de Artes Náuticas (CdAN) de Vila do Conde e vários parceiros do projeto de conservação e restauro, para além do presidente da Câmara de Vila do Conde, Vítor Costa.

Em comunicado, a autarquia vilacondense explica que a intervenção, financiada pelos EEA Grants – designadamente pela Noruega, Islândia e Liechtenstein, incluiu a “manutenção estrutural da embarcação, restauro de detalhes históricos e implementação de novas técnicas de conservação que asseguram a durabilidade do navio para as futuras gerações”.

“Dos vários trabalhos realizados, destacam-se as intervenções nos castelos de popa e de proa, no painel de popa, em ambos os costados, a bombordo e estibordo, na mastreação com substituição de duas vergas, no poleame e no cordame. As obras de intervenção na Nau Quinhentista ficaram a cargo do estaleiro naval Samuel & Filhos, Lda., a quem também se deve a sua construção original”, adianta ainda.

A Nau Quinhentista, uma réplica das embarcações portuguesas do século XVI, é um dos símbolos mais icónicos de Vila do Conde, “testemunho vivo da Era dos Descobrimentos e do papel que Portugal desempenhou na exploração e comércio marítimo global”. Foi inaugurada em 2007 e é um complemente ao núcleo museológico Alfândega Régio – Museu de Construção Naval.