Noitada e Dia de S. João marcam o culminar das festas em Vila do Conde

0
3246
Foto: Visit Vila do Conde

O Santo António já se acabou, e o S. João está acabado de chegar. Em Vila do Conde, as Festas em honra do santo arrancaram no início do mês. Chega agora o ponto alto, com a noitada, nesta sexta-feira (23), e o Dia de S. João, amanhã (24).

O dia de hoje começou com a tradicional Feira de S. João no Mercado Municipal, com cravos e manjericos. Durante a manhã, o grupo de Zés Pereiras ‘Os Vilacondenses’ fez uma arruada pela cidade, os Ranchos do Monte e da Praça ofereceram cravos às instituições de Vila do Conde, e foi realizada uma romagem ao cemitério, para homenagear todos os que se envolveram nas festas e que já faleceram.

Para esta noite, está marcado para as 22 horas o Desfile das Marchas Luminosas dos Ranchos do Monte e da Praça. Às 23h30, ambos os ranchos atuam, respetivamente no Monte do Mosteiro e na Praça de S. João.

O espetáculo de fogo de artifício começa às 1h30, no Estuário do Rio Ave. Meia hora mais tarde, Ana Malhoa dá concerto no Cais da Alfândega.

Já de manhã, às 10 horas, arranca a cerimónia de atribuição das Medalhas de Mérito Municipal, no Teatro Municipal.

À mesma hora, no Largo dos Artistas, há a entrada da Banda Cabeceirense e da Banda Filarmónica de Amares. As bandas voltam a entrar às 14h30, na Praça Vasco da Gama.

Mais tarde, às 15h30, a Igreja Matriz acolhe a eucaristia solene em honra de S. João Baptista. No final da celebração, pelas 17 horas, sai a procissão do santo padroeiro de Vila do Conde.

Às 19 horas, a Banda Cabeceirense e a Banda Filarmónica de Amares atuam na Praça Vasco da Gama.

À noite, os Ranchos do Monte e da Praça cumprem a tradição da ida à praia, pelas 21h30. A encerrar as festividades, à meia-noite, há uma sessão de fogo preso na Praça D. João II.

Consulte o programa completo aqui.