Nova edição do Boletim Cultural enaltece histórias do presente e do passado

0
186
Foto: José Alberto Nogueira

Conceição Nogueira, diretora do Póvoa de Varzim – Boletim Cultural ladeada por Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa e Luís Diamantino, vereador da Cultura da Câmara da Póvoa, apresentou no salão nobre dos Paços do Concelho, o número 56 do livro Póvoa de Varzim – Boletim Cultural.

A edição nº 56 tem como um dos temas principais o 25 de Abril, além da História da Póvoa – Instituições, Acontecimentos e Individualidades. Sobre o 25 de Abril, Conceição Nogueira lembrou a fotografia da capa que é “uma fotografia, tirada dois dias após a “Revolução de Abril” mostrando bem o entusiasmo da cidade, frente à nossa Câmara Municipal, para comemorar o 25 de Abril – um dos temas principais deste volume 56/2024. Na contracapa, um extrato do jornal “O Comércio da Póvoa”, com a cruz vermelha da Censura”, acrescentou.

A diretora do Póvoa de Varzim, que expressou vários agradecimentos a quem ajudou e contribuiu para a realização deste volume, vincou que esta edição apresenta uma bastante diversidade temática, “tornando presente e vivo o passado que nos explica” e reconhecendo “os caminhos que nos trouxeram aos dias de hoje”.

Aires Pereira, começou referiu que esta é a sua última apresentação do Boletim Cultural, como presidente da Câmara, e como tal, as suas palavras iniciais foram de agradecimento tanto a Conceição Nogueira, que organiza e dirige este projeto com “paciência e vontade”, enquanto vai desafiando os colaboradores a continuarem a participar. “O Boletim não acaba aqui porque não depende de ninguém, depende de todos nós, de continuarmos a contribuir”, disse o edil, que reafirmou ainda que “a história da Póvoa continuará a ser contada pelas próximas gerações e haverá sempre motivo para falarmos sobre a nossa cidade”.

Luís Diamantino, vice-presidente da Câmara da Póvoa, acrescentou que o Boletim Cultural “para além da grande variedade de temas que contam a história da Póvoa de Varzim, temos também um grande número de colaboradores”. Relativamente à diretora do Boletim Cultural, Luís Diamantino fez a seguinte comparação, “a Dra. Conceição Nogueira é como um livro, consegue atrair as pessoas que ela entende serem as melhores para contar estas histórias”. O vereador da Cultura terminou com um agradecimento a Conceição Nogueira por tudo que tem dado “à nossa comunidade e a forma como o faz com uma dedicação extrema, eu diria que é o exemplo de dedicação singular que temos aqui na Dra. Conceição Nogueira”.