Nova esquadra da PSP em Vila do Conde poderá estar pronta no final de 2024

0
2660

A Câmara Municipal de Vila do Conde vai abrir brevemente o concurso para a construção da nova esquadra da PSP, na rua Baltazar do Couto. O edifício vai ser utilizado pela Divisão Policial de Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Santo Tirso, a esquadra de Vila do Conde, a Investigação Criminal e o Trânsito.

A notícia foi avançada na quinta-feira pelo Jornal de Notícias. A obra, a realizar num terreno cedido pela Câmara, vai custar entre 3,5 e 4,2 milhões de euros e o presidente da Câmara, Vítor Costa, quer vê-la arrancar “o mais breve possível”. Se arrancar ainda este ano, fica pronta no final de 2024, diz o JN.

“A esquadra será uma realidade”, disse Vítor Costa, e significará o fim de 26 anos de promessas.

O protocolo de cooperação entre o Município vilacondense, o Ministério da Administração Interna e a PSP foi assinado em julho de 2019, no mandato de Elisa Ferraz, anterior edil. “A portaria que deu ‘luz verde’ ao MAI para assumir os encargos foi publicada em Diário da República em dezembro de 2020”, adianta o JN, e prevê um investimento de 3 milhões.

De acordo com Vítor Costa, “há um compromisso do MAI e isso é o mais importante. Vamos abrir o concurso e, depois, veremos. Mas, se a Câmara for chamada a colaborar para que tenhamos melhor segurança, estaremos disponíveis”.

Em dezembro de 2020, foi publicada em Diário da República uma portaria que autorizava o investimento público de 3 milhões de euros para a nova esquadra, obra que estava agendada para o período de 2021 a 2023. Na altura, o investimento da empreitada foi repartido em 2 milhões para 2021 e mais 1 milhão para 2022, acrescendo o IVA.