“Nova orla costeira? Isto não vai ficar assim”

0
2358

O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim já reagiu às notícias das pretensões da Agência do Ambiente relativamente ao novo Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC), que inclui uma série de demolições e restrições em termos de construção junto ao mar, desde Caminha até Espinho.

“Ainda havemos de falar muito sobre o Plano de Ordenamento da Orla Costeira. Os municípios envolvidos já se reuniram e vão intentar até uma ação judicial administrativa sobre este processo”, disse Aires Pereira.

“Acho lamentável que tenham aprovado esta proposta com o voto contra de todos os municípios. Não percebo porque é que querem impor um modelo no qual não nos revemos, feito à pressa e sem se visitar os respetivos lugares. É um plano que não estamos disponíveis para aceitar e não vamos deixar ficar assim”.

O autarca afirmou que “as questões que as Câmaras reclamam prendem-se com um conjunto de procedimentos que vão condicionar a vida de todos nós. Desde logo no alargamento excessivo da chamada zona de risco (no caso da Póvoa, a Av. dos Banhos) e nas imposições que não têm em atenção os planos aprovados com parecer favorável da Agência Portuguesa do Ambiente”.