Nova unidade hospitalar em Vila do Conde vai substituir a existente

0
2246

O presidente da Câmara de Vila do Conde, Vítor Costa, adiantou no início da semana que vai ser construída uma nova unidade hospitalar na cidade que irá substituir a existente. O projeto surge de um acordo com o Ministério da Saúde, sendo que “vai ser assinado um protocolo entre a Câmara Municipal, o Centro Hospitalar e a ARS Norte para que esta nova unidade hospitalar possa ser construída no antigo palacete dos Pizarro Monteiro”, disse.

O autarca explicou que o terreno, localizado junto ao atual hospital, vai ser cedido pelo Município. Equivale a um espaço de 2.500 metros quadrados, avaliado em 1,5 milhões de euros. O novo hospital visa melhorar as “condições físicas onde o excelente trabalho dos profissionais de saúde é desenvolvido”, afirmou.

“As instalações, em Vila do Conde, não são compatíveis com aquilo que devem ser os cuidados de saúde hospitalares a serem administrados não só aos vilacondenses, mas também aos poveiros”, numa população de mais de 150 mil utentes, referiu Vítor Costa.

Nesse sentido, “o projeto já começou a ser feito” e até já decorreram duas reuniões de trabalho “com os serviços responsáveis do Ministério da Saúde pela feitura destes projetos e programa e também com a administração do Centro Hospitalar”.

“Estou convencido que o projeto feito e revisto será concluído ainda em 2023”, adiantou o presidente de Câmara, “tenho esperança que ainda neste mandato o titular da saúde possa lançar a primeira pedra aqui na unidade hospitalar de Vila do Conde”.

O novo hospital deverá ter três pisos, com estacionamento subterrâneo dividido em dois pisos. No entanto, para já, “é difícil dizer o valor da obra”.

Este texto faz parte de um artigo publicado esta semana no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição papel ou na edição digital (PDF).