Novo Polo do Centro de Estudos Judiciários começa a funcionar em setembro

0
469

A ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, e o presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, juntamente com outros responsáveis da justiça, visitaram na manhã de terça-feira, 6 de janeiro, as instalações provisórias e as obras das futuras instalações do Polo de Centro de Estudos Judiciários (CEJ)  

A visita às instalações provisórias localizadas no Parque Urbano João Paulo II, espaço onde anteriormente funcionava como um centro de atividades do parque, foi requalificado e adaptado para acolher temporariamente o novo polo do CEJ, assumindo assim um propósito educativo. O edifício dispõe de três salas de aula modernas e devidamente equipadas, apresentando um interior amplo e funcional, adequado às exigências da formação judiciária. As condições criadas permitem assegurar um ambiente de ensino de qualidade para os estudantes. Durante a visita, a ministra da Justiça sublinhou a importância deste momento, ao afirmar que se trata do “princípio de uma nova era”. 

Seguiu-se a visita às obras das futuras instalações que estão a decorrer no Largo Dr. Cunha Reis. Na altura, Elísio Silva, responsável da obra, explicou que a nova infraestrutura permitirá uma expansão significativa do espaço educativo, que irá possibilitar o aumento do número de vagas e o reforço da capacidade formativa. O novo espaço irá contar com três pisos repletos de diversas salas de formação e gabinetes. A conclusão da obra está prevista para o final do mês de agosto, permitindo que as novas instalações sejam inauguradas e entrem em funcionamento durante o mês de setembro.  

Durante a visita Vítor Costa, presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, destacou algumas dificuldades encontradas ao longo do processo de obra, nomeadamente pela escassez de mão de obra, salientando, contudo, o empenho e o esforço coletivo que permitiram ultrapassar os obstáculos encontrados e garantir o avanço do projeto. 

Nas intervenções, Edgar Tabarda Lopes, diretor do Centro de Estudos Judiciários e Rita Alarcão Júdice, ministra da Justiça, destacaram a importância estratégica da justiça em Portugal e o papel fundamental do Centro de Estudos Judiciários na formação de magistrados e no fortalecimento do sistema judicial.