Novo projeto de teatro junta a Póvoa de Varzim à Galiza e quer refletir sobre a Liberdade

0
1766

Nasceu na Póvoa de Varzim um projeto de criação que junta a poveira Companhia Certa da Varazim Teatro, e os galegos Tanxarina Títeres e Centro Dramático Galego. ‘Territórios de Liberdade’, nome provisório, quer explorar o conceito de liberdade para diferentes pessoas, em diferentes tempos e territórios.

Em nota de imprensa, a Varazim Teatro indica que as ações participativas a realizar “têm como finalidade a criação de um espetáculo de teatro com estreia prevista para abril de 2024”, aquando da comemoração dos 50 anos da Revolução de Abril.

A primeira destas ações, com o mote ‘Questões e Contos para a Liberdade’, acontece já nesta sexta-feira e sábado, 16 e 17 de julho. A iniciativa terá lugar na Escola de Media Artes e Design (ESMAD) do Instituto Politécnico do Porto.

Os trabalhos do fim de semana, que vão iniciar o trabalho conjunto das três companhias e vai incluir os alunos das Oficinas de Teatro da Varazim, culimam numa sessão aberta à participação do público.

Esta está marcada para as 17 horas de sábado, no Auditório Luís Soares da ESMAD, com a mediação de Fran Nuñes, diretor do Centro Dramático Galego, e de Neto Portela, ator e encenador, e orientador do Clube de Teatro do Teatro Nacional de S. João.

“Pois há tantas relações com a liberdade quantas pessoas. A partir desta ação serão geradas aquelas perguntas que levam a respostas ou, na melhor das hipóteses, a mais perguntas”, aponta a Varazim Teatro.