O setor da eletricidade, tal como outros, terá um aumento em 2024. É importante salientar que embora existam aumentos, existem também alternativas a esses aumentos para algumas pessoas, seja na poupança física de energia ou na mudança de comercializador.
As dicas de poupança de energia, principalmente no inverno, são cada vez mais preciosas pois a energia é uma fatia grande do bolo de consumo obrigatório que é feito por todos os Portugueses. Assim, porque poupar é sempre bom, vamos mostrar-lhe como pode poupar na sua fatura da luz em 2024, contrariando um pouco o aumento que se aproxima..
Mude de comercializador
Muitas pessoas estão ainda na “antiga” EDP e pensam, erradamente, que é o único comercializador porque é o “dono” da energia. Isso já foi verdade em tempos, mas a parte da EDP que gere a energia agora é a E-REDES, e essa empresa nada tem qualquer ligação com a EDP. Assim, os novos comercializadores de serviços de eletricidade, que operam no mercado mais competitivo do que a EDP, acabam por praticar melhores preços e oferecerem condições mais vantajosas.
A contratação de um outro operador é muito simplificada, por vezes pode ser feita diretamente no web e demora poucos dias a ficar concretizada.
Reduza a entrada de ar frio em casa
Para poupar energia de forma física, ou seja, evitar que ligue tanto o aquecedor, o importante é ter formas de evitar entradas de ar. Janelas duplas podem ser úteis, assim como colocar alguma proteção na porta que sai para a rua ou para o prédio de casa. Poderá também comprar fitas para colocar ao redor da porta que podem vedar um pouco da porta, entrando menos ar.
Use lâmpadas económicas
Poderá trocar as lâmpadas da sua casa por outras que sejam económicas e consomem menos energia, para poder aproveitar além das melhores tarifas de eletricidade, também a redução do consumo da eletricidade em si, porque as lâmpadas económicas consomem efetivamente menos energia.
Poderá também aproveitar a oportunidade para substituir por lâmpadas inteligentes, que embora sejam mais caras, pode controlar a cor e tipo de luz, bem como a intensidade, podendo reduzir ainda mais a luz que chega até à sua casa ou modificá-la dependendo das suas necessidades.
Eletrodomésticos mais eficientes
É importante ter eletrodomésticos relativamente novos, mas todos sabemos que por vezes o barato sai caro. Assim, quando procura eletrodomésticos, além das respetivas funcionalidades, deve também considerar a classe energética. Quanto mais próxima do A ou do A+ estiver em termos da classificação energética, melhor.
Os eletrodomésticos que mais podem afetar a fatura da luz são aqueles que são obrigatoriamente usados como o frigorífico, a placa, os aquecedores ou o ar condicionado. Sendo que as torradeiras, micro-ondas e outros aparelhos, embora também importantes, não são utilizados durante muito tempo. De qualquer forma, quantos mais eletrodomésticos tiver com classe perto de A ou A+ menos pagará, e poderá com o passar dos anos recuperar o investimento num eletrodoméstico mais caro, ficando a pagar menos na fatura da luz.