O bairro do sol nascente, de vermelho e amarelo, o bairro da Mariadeira (vídeo)

0
4555

Aos 13 anos, Lucas Canossa é o elemento mais novo da Rusga da Póvoa. Há 10 anos que participa na rusga, e declara que “o S. Pedro é uma tradição muito importante aqui na Póvoa. É espetacular”. Beatriz Gonçalves tem 18 anos e participa desde os seus 4 anos. “Ser da Mariadeira não se explica, sente-se”, garante, e “é incrível representar o bairro do sol nascente nas nossas festas da cidade”.

“É o bairro onde cresci e o qual sempre adorei”, completa Tatiana Maciel, de 17 anos, que participa nas rusgas desde os seis. “Adoro a folia do S. Pedro”, diz, e Hugo Benda, de 16 anos, concorda. “É uma festa muito importante, uma festa que une vários bairros”, afirma, com dois anos de rusga.

A Póvoa de Varzim tem seis bairros tradicionais, distintos nas localizações, nas cores e nos nomes. Porém, há uma paixão que os une: o amor às festas de S. Pedro. O bairrismo, passado de geração em geração, é também algo que não falta nem pode faltar – é o que testemunham os membros da Rusga da Póvoa, que reúne dois pares de cada bairro. Nesta série de vídeos, damos a conhecer os elementos da Rusga deste ano.