‘O Desalado de férias XL’: A escultura que vive entre a vegetação do Parque da Cidade (fotos)

0
1978

Uma escultura em aço, instalada no lago do Parque da Cidade, foi inaugurada ao fim da tarde de sexta-feira, como símbolo da fauna que diariamente habita ou está de passagem pela maior zona verde da Póvoa de Varzim. O momento teve lugar no primeiro dia da festa ‘Os Dias no Parque’, organizado pelo município poveiro.

Para o edil Aires Pereira, “uma peça deste tamanho era imprescindível colocar na água que é também uma forma de nós falarmos sobre as migrações das aves que atravessam o nosso parque e para quem vem aqui mais vezes, vê que a fauna muda quase todos os dias”, ao explicar que o lago “fornece alimento e tranquilidade”.

O autarca recordou o nascimento do parque, “ainda na fase da modelação, não havia aqui uma árvore, sendo hoje um espaço frondoso. É um espaço que vai protegendo a natureza e que se está a transformar naquilo que era a nossa ideia e que agora se estende ao longo de 85 hectares”.

Afonso Pinhão Ferreira, presidente da Assembleia Municipal e apaixonado pela arte, qualificou a peça “distinta, que a maioria das pessoas e o próprio futuro irão valorizar esta obra que seguramente enriquece o património poveiro. Esta obra de arte tem tudo para ser um sucesso, que define e caracteriza a arte contemporânea”.

Presente na cerimónia, o autor da obra, o Escultor Guilherme Fonseca, agradeceu à família, à Câmara e a empresa Artwoks pela oportunidade de criar a peça. A escultura é visível ao longe, não só pela sua dimensão, mas também pela cor vermelha, entre a enorme vegetação do verde. Ao João Guilherme.