Mais vale tarde do que nunca é um velho ditado que pode ser aplicado a muitas coisas na vida. E graças à situação atual que ditou o curso de 2020, esse ditado pode agora ser aplicado ao Euro 2020. O maior torneio internacional da Europa estava agendado para junho e julho de 2020, mas isso, naturalmente, era impossível. Felizmente, as coisas melhoraram o suficiente nos últimos meses para que o torneio seja disputado agora e já com alguns adeptos presentes nas bancadas para dar mais entusiasmo à competição. Mas se não puder ir aos jogos, pode assistir ao vivo e ainda apostar no Euro 2020.
Veja abaixo os grupos:
Grupo A Equipas: Itália, Suíça, Turquia, País de Gales
Os Azzurri são a principal atração do Grupo A, que abre o torneio com a Itália a receber a Turquia na sexta-feira, 11 de junho. Entretanto, os suíços têm uma equipa experiente e os galeses foram uma das maiores surpresas da edição do Euro 2016. A completar o grupo está a Turquia, que lutou com a França até ao final da qualificação, terminando com 23 pontos, apenas dois atrás dos franceses. Portanto, embora este grupo pareça favorecer a Itália, estará longe de ser fácil
Grupo B Equipas: Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Rússia
Os belgas lideram este grupo depois de terem sido a única equipa além da Itália a vencer todos os jogos de qualificação e são, atualmente, os líderes do ranking da Fifa em termos de seleções. A Rússia também foi forte na qualificação, perdendo apenas duas vezes para os seus adversários de grupo, a Bélgica. Os dinamarqueses conseguiram qualificar-se invictos, mas empataram quatro vezes. A completar o grupo está a Finlândia. Terminar em segundo lugar no Grupo de Itália significou que os finlandeses chegassem ao seu primeiro grande torneio, mas não será fácil.
Grupo C Equipas: Áustria, Países Baixos, Macedónia do Norte, Ucrânia
À primeira vista, este grupo parece favorecer fortemente os Países Baixos. No entanto, tal como a Itália, esta equipa tem pouca experiência em torneios, e também não poderá contar com o capitão Virgil Van Dijk devido a lesão. Os ucranianos venceram um grupo de qualificação que incluía os campeões em título Portugal, com uma equipa repleta de jogadores do Shakthar Donetsk e do Dínamo de Kiev. Entretanto, a Áustria e a Macedónia do Norte disputaram o mesmo grupo de qualificação e terminaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente, atrás da Polónia. Este torneio será o primeiro da Macedónia do Norte desde que se tornou uma nação independente antes do Mundial de 1994.
Grupo D Equipas: Croácia, República Checa, Inglaterra, Escócia
Com a Croácia um dos finalistas do Mundial 2018 e a Inglaterra um dos semifinalistas, o Grupo D deverá ser interessante. Os Três Leões entram como um dos co-favoritos a vencer o torneio – de acordo com as casas de apostas – com uma das equipas mais talentosas dos últimos tempos, a disputarem vários jogos em casa, inclusive os jogos finais do torneio e com adeptos bastante fervorosos. A Inglaterra venceu o seu grupo de qualificação, perdendo apenas uma vez. A Croácia é a maior ameaça à supremacia inglesa no Grupo D. Luka Modric tem agora 35 anos, mas os croatas têm muitos outros talentos em campo para disputar este grupo. Os checos já não têm estrelas como Pavel Nedved ou Petr Čech, mas a vitória sobre a Inglaterra na qualificação mostra que os checos não podem ser ignorados. Os escoceses entram como outsiders, no entanto, um confronto entre a Inglaterra e a Escócia será sempre quente dada a rivalidade natural dos dois países.
Grupo E Equipas: Polónia, Eslováquia, Espanha, Suécia
A Espanha ficou invicta na fase de qualificação do Euro, num grupo que contou com a Suécia, pelo que serão os favoritos a vencer o grupo, mas terão alguns obstáculos. A Suécia será tão difícil como sempre depois de atingir os 21 pontos na qualificação. Entretanto, a Polónia entra depois de vencer um grupo de qualificação com a Áustria. Os polacos são liderados por Robert Lewandowski e com o jogador do Bayern na liderança, a Polónia é sempre uma ameaça. Entretanto, a Eslováquia qualificou-se ao derrotar a Irlanda do Norte e a Irlanda no playoff.
Grupo F Equipas: França, Alemanha, Hungria, Portugal
Se alguma vez houve um grupo da morte, este é o caso. O Grupo F conta com a atual campeã mundial e principal favorita a vencer o Euro, a França, o atual campeão europeu Portugal e a Alemanha, vencedora do Mundial 2014. Este grupo está carregado de talento e seleções candidatas a chegar as rondas finais. Os franceses vão entrar como favoritos do grupo, uma vez que, têm uma panóplia de talentos em todas as posições do campo. A maior ameaça para eles é, provavelmente, a Alemanha, que ganhou o seu grupo de qualificação à frente dos Países Baixos. No entanto, um confronto França-Alemanha deverá ser um jogo interessante dada a história entre as duas equipas. Parece uma desfeita para Portugal falar deles por último, mas, na verdade, o conjunto português terminou em terceiro lugar num grupo com Hungria e Islândia em 2016, apesar de ter vencido a França após prolongamento para erguer o troféu na última edição do Euro. No entanto, se 2016 nos ensinou alguma coisa, é para não subestimar Portugal que com conta com muito talento na sua equipa com jogadores como Cristiano Ronaldo, João Félix, Bernardo Silva, Diogo Jota, Bruno Fernandes, Renato Sanches, Rúben Dias e muitos outros que podem resolver qualquer jogo de um momento para o outro.
A completar o grupo está a Hungria, que avançou para a final em 2016 ao vencer um grupo com Portugal e a disputar jogos em casa. Vai ser sem dúvida interessante como os primeiros jogos já o demonstraram com algumas surpresas pelo caminho.