Depois de iniciada a obra na marginal de Vila do Conde, no início do mês, a empreitada que vai reabilitar a marginal da praia de Árvore deve começar nos próximos dias. A garantia foi dada pelo vice-presidente da APA, Pimenta Machado, nesta sexta-feira.
O representante da Agência Portuguesa do Ambiente falava na cerimónia de assinatura de um protocolo de intervenção para proteger o sistema dunar entre Mindelo e a Ribeira de Silvares, onde adiantou também que, em Árvore, serão intervencionados 160 metros da marginal, bem como será construído um “novo muro preparado para conter o avanço das águas do mar”, num investimento de 1,7 milhões de euros.
A obra, que vai “estar em curso até ao final deste mês”, tem um prazo de execução de 300 dias, à semelhança da empreitada na marginal de Vila do Conde.
Pimenta Machado revelou ainda que estão a ser preparados projetos para reabilitar o muro da marginal do rio Ave e para melhorar o troço pedonal entre Mindelo e Árvore. “Tudo somado são mais de 2,8 milhões de euros”, disse.
Na cerimónia, esteve presente Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e da Ação Climática, que lembrou que “as zonas costeiras são particularmente suscetíveis aos efeitos das alterações climáticas”. “Portugal é um dos países que mais sente e mais vai sentir os efeitos da ocorrência dos fenómenos climatéricos extremos e da subida das águas do mar”, alertou, pelo que “todo o litoral vai obrigar a uma atuação permanente, vigilante e persistente”.
O governante frisou ainda que estão previstos “importantes investimentos no litoral, com recurso a fundos europeus” num total de 143 milhões de euros. Desta soma, foram já aprovados 118 milhões e executados 77 milhões de euros.